Aulas presenciais retornam neste mês de setembro

Os profissionais da educação municipal já se preparam para o retorno das aulas presenciais, no formato híbrido, no município, seguindo os protocolos e adotando as medidas necessárias exigidas pela vigilância sanitária.

De acordo com o plano retorno aprovado pelo Conselho Municipal de Educação, as aulas presenciais na zona urbana irão retornar no próximo dia 13 para o ensino infantil e anos iniciais do ensino fundamental e dia 20 para os anos finais do ensino fundamental, Eja e Educação Especial. Na zona rural, todas as modalidades no dia 20 de setembro.
Para este retorno uma pesquisa virtual foi realizada, com objetivo de levantar o índice de alunos ou familiares que foram infectados pelo Corona Vírus bem como, a aceitação das famílias quanto ao retorno das aulas presenciais de forma escalonada.

“Das 1.243 famílias que responderam ao questionário 64% são a favor das aulas presenciais, embora sintam-se um pouco inseguras. A pesquisa coletou ainda a opinião dos profissionais da educação, dos 201 profissionais que responderam à pesquisa, 72,1% são a favor do retorno das aulas presenciais de forma híbrida desde que atendam todos os protocolos de segurança”.

O Secretário Municipal de Educação, João Evangelista, afirma que o plano apresenta uma carga uma horária de 2h a 2h30mim de aulas presenciais e o restante de forma online. “Serão oferecidas as duas modalidades, presencial e remota. Os professores vão ter sua carga horária dividas para poderem atender a demanda de todos os alunos”, disse o secretário.
A organização dos alunos, por grupo, de forma escalonada irá funcionar da seguinte forma:
Educação Infantil creche – grupos com até 8 alunos, respeitando o distanciamento adequado; Educação Infantil pré-escola – grupos com até 12 alunos, respeitando o distanciamento adequado;
Ensino Fundamental Anos Iniciais 1º, 2º e 3º anos – grupos com até 12 alunos, respeitando o distanciamento adequado;
Ensino Fundamental Anos Iniciais 4º e 5º anos – grupos com até 13 alunos;
Ensino Fundamental Anos Finais e EJA – grupos com até 14 alunos, respeitando o distanciamento adequado;
Observação: as turmas da Zona Rural que excederem o total de 15 alunos formarão dois grupos, respeitando o distanciamento adequado.

Por Jussara Alves
Ascom PMRP