Profissionais da Educação se reúnem para debater novas metas para o PNE

Com objetivo de traçar metas e avaliar o Plano Nacional de Educação (PNE) para os próximos 10 anos que a secretaria municipal de educação em conjunto com o conselho municipal de educação, fórum municipal de educação e a prefeitura Municipal de Rondon do Pará realizou a V Conferência Municipal de Educação, nos dias 2 e 3 de dezembro, expondo como temática “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, uma temática que está sendo trabalhada em todo o País pelos educadores.

Os eixos de trabalhos durante a conferência são: O Plano Nacional de Educação 2024 – 2034 avaliação das diretrizes e metas, Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da educação e criação do sistema nacional de educação: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção.
“É um momento de traçamos metas e avaliar o Plano Municipal de Educação como forma de melhorar cada vez mais a aprendizagem no nosso país. Esse material elaborado pela comunidade escolar, civil e pelos alunos, será apresentado na conferência estadual e também na nacional que acontece no próximo ano, por isso queremos buscar ideias diante da nossa realidade vivenciada aqui no município, para agregar o plano”, explica o secretário de educação João Evangelista.

Com o aumento dos casos positivos de covid-19 no município o número de participantes tive que ser reduzido, mas esteve presentes os representantes de cada seguimento que contribui com a elaboração das metas e do plano.

Segundo o professor Abel Ribeiro, que esteve como debatedor e abordou sobre a valorização dos profissionais da educação como sub eixo, o financiamento é a base para o desenvolvimento e aplicação do Plano Nacional de Educação. “Estamos trabalhando com o financiamento da educação, avançando no debate sobre a qualidade de ensino tanto na educação básica, como na educação infantil e trabalhar as metas que se referem a essa modalidade de ensino”

Por Jussara Alves.