Rondon do Pará recebe dois novos cursos de graduação

A manhã de sexta-feira (10), foi marcada pela a cerimônia de apresentação dos dois novos cursos de graduação que serão ofertados através do programa do governo do Estado Forma Pará, em parceria com o município de Rondon do Pará. O evento contou a presença dos estudantes, professores, autoridades do município e representantes do Estado.

Os cursos de Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Geologia, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) serão implantados no município pelo Forma Pará, que é desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), o que já era bastante aguardado pelo jovem Jonatas Damasceno, que terminou o ensino médio e já se prepara para ingressar no ensino superior. “Eu tenho o sonho de me formar em Engenharia Civil. Agora não vou precisar me deslocar para outro município para poder estudar. Ano que vem, se Deus quiser, já estarei estudando aqui na faculdade da minha cidade e no curso que desejo”.
O campus da Unifesspa, em Rondon do Pará, oferta 90 vagas, de acordo com o Reitor da universidade, Franscisco Ribeiro, essa parceria com o governo do estado na ampliação de oferta de vagas no município é satisfatório. “Temos um campus aqui e ofertamos 90 vagas anuais. Com o Forma Pará serão mais 100 vagas. O programa tem aumentado o número de vagas no ensino superior de forma significativa em todo o estado”.
Para o Secretário estadual da Sectet o programa é uma oportunidade para comunidade, que deseja ingressar no ensino superior, mas não possuí estrutura de se deslocar para outra cidade “Além do transcendental, o que nos trouxe até aqui foram ações de pessoas. Destaco a visão estratégica do governador Helder Barbalho em colocar em marcha esse programa e ressalto a habilidade política da prefeita Adriana Andrade em fazer a articulação para que pudéssemos anunciar a realização desses dois cursos aqui”, comentou o secretário.

Durante a campanha eleitoral a Prefeita Adriana Andrade firmou o compromisso com a população da vinda de novos cursos de graduação para o município e nesta sexta-feira, a prefeita juntamente com a equipe do governo do estado pôde firmar esse compromisso, com a chegada de novos cursos. “Agradeço muito a Deus por ter essa equipe aqui junto conosco para concretizar esse compromisso que foi assumido com a população de Rondon do Pará”, comentou a Prefeita Adriana.

De acordo com os coordenadores do programa o edital deve ser lançado ainda neste ano de 2021, para início das aulas no ano de 2022.

Por Jussara Alves – ASCOM

PREFEITURA MUNICIPAL DE RONDON DO PARÁ – PA

Trabalha e Cuida de Você!