Secretaria de Educação realiza encontro de orientação sanitária com Serventes

A Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Saúde, realizou nesta quinta-feira (09), uma reunião com o pessoal de apoio, diretores e auxiliares das escolas, para debater as normas de segurança sanitária de limpeza e desinfecção de superfícies em ambiente escolar no contexto da pandemia da Covid-19. As orientações foram para a prevenção e combate ao vírus, e como se dará esse retorno às aulas, no modelo escalonado, definido no Plano de Retorno de Educação, que para zona urbana, iniciou hoje, dia 13/09 e para a rural, 20/09.

À vista disso, a diretora da Escola Maria Lei Miranda Colares, Graciela Oliveira, tem seu posicionamento: “72% dos servidores, querem o retorno às aulas e a gente se sente seguro, porque são muitas orientações e que se seguirmos tudo direitinho, vai dar certo. (…) nós teremos um contingente muito maior de gente nas escolas, mas da maneira que está sendo colocado: duas horas de aula para o aluno, um grupo pequeno nas salas e toda orientação. Por isso, se faz necessário essa reunião para estar orientando cada vez mais.”

Já para a servente Marlene Viana, a importância do evento para o esclarecimento de dúvidas, foi crucial “Muitas coisas que não sabíamos, ficamos sabendo hoje (…), saio daqui com a cabeça diferente do que entrei. É bom a gente participar desses eventos, porque ficamos a par do que venha ser esse vírus e como se prevenir.” Também ouvimos o coordenador da Educação no Campo, Adailton Alves dos Santos, para averiguar como as escolas da zona rural se sentem frente a isso, e ele relata “com relação a diferenciação da Educação no Campo e Urbana, nós sofremos certo limite, porém, nós recebemos do Governo Federal, verbas para investir em proteção para receber nossos alunos. Tudo foi destinado para comprar álcool em gel, máscara, luva, aferidor de temperatura. Hoje, a zona rural está bem assistida e apoiada para esse retorno.”

Por Vanessa Lopes e Rogério Filho – Ascom

Prefeitura Municipal de Rondon do Pará

Trabalha e cuida de Você!