XI Conferência de Promoção e Assistência Social

Nos últimos dias 23 e 24 de agosto, segunda e terça feira, ocorreu a XI Conferência Municipal de Assistência Social. Teve como tema “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. O evento contou com a presença de diversas autoridades e lideranças, incluindo a ilustre prefeita de Rondon do Pará, Adriana Andrade, discursando acerca das dificuldades enfrentadas no tempo em que estava à frente da secretaria, as demandas e recursos da atual gestão para a pasta.

No primeiro momento da conferência houve a apresentação das lideranças, autoridades e pessoas da sociedade civil que direcionariam as discussões das propostas no dia seguinte, reprodução do hino nacional e municipal, apresentações artísticas e a leitura, e aprovação, do regimento interno.
Também ocorreu palestra com o representante do Conselho Nacional de Assistência Social, Agostinho Soares Belo, discorrendo sobre toda a trajetória das políticas de assistência, diferentes posicionamentos e pensamentos quanto o trabalho da pasta e principais dificuldades enfrentadas hoje.

O segundo dia dos trabalhos foi marcado por vários núcleos de discussão. Os eixos temáticos que direcionaram as conversas foram a proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos sócio assistenciais no enfrentamento das desigualdades; financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos sócio assistenciais; controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários; gestão e acesso às seguranças sócio assistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos sócio assistenciais e proteção social; atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergências.

Após horas em discussão, houve a plenária para debate e, enfim, definição das propostas de enfrentamento para esta gestão, encerrando o evento com uma confraternização, agradecimentos da presidente e foto oficial.
PREFEITURA DE RONDON DO PARÁ – PA
Trabalha e cuida de você.