Campanha Faça Bonito trabalha a conscientização e Prevenção da Exploração Sexual

O dia 18 de Maio celebra o combate à exploração sexual e abuso cometido contra crianças e adolescentes, a campanha tem como objetivo zelar pelos direitos e proteger os menores de idade. Com intuito de fortalecer e combate à violência que a prefeitura municipal de Rondon do Pará por meio da secretaria municipal de assistência social tem abordado a temática com a comunidade, através de lives educativas.

Na manhã da última sexta-feira, 14, aconteceu o lançamento da Campanha Faça Bonito, Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, no Centro Profissionalizante, através de live, com a pandemia, a comunidade não pode estar presente.

Além de impedir a presença do público a pandemia contribuiu com os índices de crimes cometidos contra as crianças e adolescentes segundo os dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos mostra que em 2020, o Brasil teve quase 10 mil atendimentos e mil denúncias de violações de direitos humanos por dia, considerando os serviços disque 100 e ligue 180.

“Na família que tem que ser estabelecido o poder da garantia do direito e nós enquanto agentes públicos somos responsáveis para materializar, então hoje é o dia de uma campanha que não pode ser esquecida que tem que está dentro das nossas práticas. E o que vermos aqui é que tomos os olhos, ouvidos, boca daqueles que muitas vezes falam das diversas formas para conseguir interprestar essas diversas formas”, comentou a prefeita Adriana Andrade.

Cuidar e proteger as crianças e adolescentes é um dever de todos, no levantamento feito pelo Ministério mostra que 70% dos casos de violência contra crianças e adolescente, o agressor é o pai, o padrasto ou a mãe. “É um problema que começa dentro de casa com a família, que quando chega aos órgãos públicos já chega um fato ocorrido e não é isso que a gente quer, queremos trabalhar a prevenção para evitar que aconteça e talvez uma iniciativa para este momento seria trabalhar com as famílias”, comentou o inspetor da polícia rodoviária federal Luís Valdomiro, que esteve presente na live.

Em 2021 comemoramos 21 anos de criação do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, ressaltando que suas diretrizes devem ser asseguradas e implementadas em sua totalidade. A secretária de Assistência Social Eldicia de Sousa, afirma que a prevenção precisa ser trabalhada por toda comunidade. “Temos um papel importante em garantir os direitos das nossas crianças e adolescentes. E que essa data não seja apenas um dia, mas todos os dias para podermos trabalhar junto com a população e a rede de garantia”.

Na terça-feira (18) a programação da live continuou com a temática abuso sexual e a exploração sexual a partir das 17h.