Os profissionais e usuários que fazem parte do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) comemoraram nesta terça-feira (18) os 15 anos de fundação do Centro no município de Rondon do Pará, com uma pequena celebração e distribuição de kits: com camisas, mascaras e álcool em gel.
Durante a programação os profissionais realizaram uma caminhada pelas ruas da cidade, em alusão ao Dia 18 de Maio que celebra a Luta Antimanicomial que teve início na década de 70, e tem como objetivo desativar os manicômios de todo o país. “Estamos levantando a bandeira da luta antimanicomial, durante esse período de pandemia, nós sabemos que me casa sim, podemos ficar em casa, mas não podemos ficar sem liberdade nunca. É uma campanha nacional, pois sabemos que os manicômios não é o viável para a sociedade, e acreditamos que as pessoas que passavam por transtornos mentais elas precisam ser resgatadas”, disse o coordenador do Caps Edilson Moreira.
O Caps de Rondon do Pará possui profissionais preparados e qualificados na área dos atendimentos ofertados para mais de 2.600 usuários. De acordo com a psicóloga Nayla Barreto o Caps é uma grande conquista com o cuidado do próximo. “As pessoas que possuem algum tipo de distúrbio mental, transtornos ou dificuldades, conseguem receber esse cuidado de forma integral, com direito a ressocialização, liberdade. É um cuidado que vai desde da assistência farmacêutica até o acompanhamento psicológico e psiquiátrica”.
De acordo com o secretário municipal de saúde e também vice-prefeito de Rondon do Pará, Dahu Carlos, o município irá receber a própria instalação do Caps para melhor atender a comunidade que precisa dos serviços. “Já temos o terreno e em breve iremos construir a sede própria do Caps em Rondon, no bairro Jardelândia e estamos aqui batalhando para que possamos dar dias melhores para cada pessoa que precisa dos atendimentos. Eu também sou usuário, passei por um transtorno de ansiedade e só quem já passou sabe como que é”.O Centro de Atenção Psicossocial está localizado na Rua Raimundo Cruz próximo a quadra polivalente, de segunda a sexta-feira.