Gestão que Trabalha e Cuida de Você atinge a nota 9,21 em sete Indicadores da Saúde Básica!

A Atenção Primária à Saúde, também conhecida como APS, é um componente fundamental dos sistemas de saúde em todo o Brasil. Ela representa o primeiro ponto de contato entre os indivíduos e o sistema único saúde (SUS), frequentemente sendo fornecida por médicos de família, clínicos gerais e enfermeiros locais.

A Atenção Primária concentra-se na prevenção, promoção da saúde, tratamento de doenças e no acompanhamento contínuo de pacientes. Ela é um nível essencial de cuidados que tem como objetivo oferecer assistência acessível, abrangente e coordenada, desempenhando um papel crucial na melhoria da saúde das populações e no controle de custos em sistemas de saúde.

Em uma entrevista recente, Messias Santos, coordenador da Atenção Primária à Saúde (APS) do município de Rondon do Pará, destacou a relevância da APS para a comunidade local e os principais serviços que ela oferece.

“Bem, nossos principais serviços têm um foco preventivo. Estamos falando de serviços de vacinação, que oferecem uma ampla gama de vacinas, todos disponíveis na atenção primária. Além disso, oferecemos serviços de tratamento para programas específicos, como a saúde da mulher, o gerenciamento de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão, obesidade, hanseníase e tuberculose. É importante ressaltar que todos esses problemas são identificados e tratados dentro da atenção primária.”

Messias também destaca a nota atual do município em comparação com a gestão anterior. Essa nota é atribuída com base nos sete indicadores da atenção primária estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Esses indicadores desempenham um papel fundamental na avaliação e no acompanhamento dos serviços de saúde de cada município.

“No último quadrimestre, a nota do nosso município em sete indicadores foi de 9,21. A nota máxima é 10. Quando a Adriana Andrade assumiu, a nota era 3,46. Portanto, conseguimos evoluir consideravelmente. Como eu mencionei, a atenção primária é a porta de entrada, e sem um investimento adequado, não se obtêm resultados.”

Essa nota é atribuída com base no acesso aos serviços de saúde, cobertura de atendimento, qualidade do atendimento, prevenção e promoção da saúde, indicadores de saúde e investimento a atenção primária. A nota final é atribuída com base na combinação destes fatores.

O objetivo da gestão Adriana Andrade e seu vice Dahú Carlos e dos vários investimentos a área da saúde no município é alcançar a nota máxima. Essa nota será obtida por meio da qualidade nos serviços, atendimentos e visitas domiciliares realizadas pelos agentes comunitários de saúde, atendimento médico nas unidades, entre outras ações fundamentais para a comunidade.

A Prefeita Adriana Andrade sempre priorizou a qualidade do atendimento prestado à população. Atualmente, Rondon do Pará dispõe de médicos em todas as unidades de saúde, enfermeiros, e uma equipe de atenção primária completa.

Essa é a gestão que Trabalha e Cuida de Você!

PREFEITURA MUNICIPAL DE RONDON DO PARÁ, TRABALHA E CUIDA DE VOCÊ!

Texto: Lucas Rodrigues!