Secretaria de saúde realiza palestras com servidores para a prevenção de acidentes de trabalho

No intuito de promover Ações de Prevenção aos Acidentes de Trabalho e Doenças Relacionadas ao Trabalho, que a Prefeitura Municipal de Rondon do Pará por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Departamento de Vigilância em Saúde, realizou nos dias 28 e 29 de abril, e 04 de maio, Encontro de Sensibilização com Servidores do Hospital Municipal, Equipe de Endemias, e Servidores da Secretaria de Meio Ambiente, em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho.
O Programa Saúde do Trabalhador visa compreender as relações entre o trabalho e o processo saúde/doença, a partir de ações pautadas na identificação de riscos, danos, necessidades, condições de vida e de trabalho.
As temáticas abordadas durante a programação enfatizaram que a saúde do trabalhador não pode ser dissociada dos hábitos diários e estilo de vida e que para garantir a saúde e o bem-estar, faz-se necessário adotar cuidados essenciais, como a prática regular de exercícios físicos, com destaque para a importância dos alongamentos, conforme preconiza a Ginástica Laboral, a qual se propõe preparar, compensar e relaxar o trabalhador, inclusive no próprio ambiente de trabalho.
Uma parceria firmada entre a Secretaria de Saúde, com o Prof. Fabrício Dias, Profissional de Ed. Física, proporcionou aos participantes dos encontros, um momento de esclarecimento sobre o tema e experimentações, com exercícios práticos no intuito de contribuir para o preparo do corpo para o labor do dia-a-dia.

Matéria elaborada por Aldnély Pinto Tavares – Pedagoga/SMS.