Secretaria Municipal de Educação apresenta: Projeto Germinar!

O Projeto Germinar, criado pela Gestão da Prefeita Adriana Andrade e que está incluso na pasta da educação em parceria com a cultura, surge como uma iniciativa inovadora para promover o desenvolvimento integral das crianças de nossa cidade. Com o objetivo de proporcionar acesso a atividades extracurriculares enriquecedoras como aula de futebol, dança, música e aula de informática.
O projeto se inicia após o levantamento dos alunos interessados, realizado pela própria Secretaria de Educação. Logo após a coleta das informações, a coordenação do Projeto Germinar, direciona as alocações dos alunos e compartilha essas informações tanto com os pais quanto com a escola. A Secretaria agrupa os alunos em diferentes locais e faixas etárias, adaptando-se às preferências e necessidades individuais de cada criança.
Em entrevista concedida, Adeildes Santos, coordenadora do projeto, ressalta a importância da criação e execução das atividades propostas pelo Projeto Germinar. “A visão da gestão atual, representada pela Prefeita Adriana Andrade é exatamente essa. Ela acredita, e nós também acreditamos, que por meio do projeto Germinar, estamos plantando sementes para a formação de novos atletas, dançarinos, músicos e pessoas capazes de se integrarem à sociedade, evitando assim a vulnerabilidade social.”
O projeto, anteriormente conhecido como ‘Ampliando Tempo e Criando Oportunidades’, passou a ser denominado Projeto Germinar após uma votação realizada em 2021, pouco tempo depois de Adriana Andrade assumir o cargo de Prefeita Municipal. A mudança de nome teve como objetivo principal torná-lo mais assertivo e impactante.
Atualmente, o projeto opera da seguinte forma: os alunos que estudam de manhã participam das atividades à tarde, e vice-versa. As aulas ocorrem em contra turno, com o objetivo principal de ocupar as crianças e oferecer-lhes oportunidades de desenvolvimento.
Kelly Higino, secretária de Educação do município, explica a importância deste projeto e seu principal objetivo para o ano atual. “Este ano, o projeto ganhará uma roupagem ainda mais interessante, com um foco mais profundo na musicalidade. Estamos formando quatro turmas para a banda musical de Rondon, com a perspectiva de apresentá-la no desfile de 7 de Setembro, seguindo uma proposta visionária da nossa prefeita.”
Em resumo, o projeto visa desenvolver tanto habilidades físicas e artísticas quanto valores importantes como colaboração, disciplina e autoconfiança desde cedo.

Por Lucas Rodrigues

PREFEITURA MUNICIPAL, TRABALHANDO, CUIDANDO E TRANSFORMANDO RONDON DO PARÁ!