Secretaria Municipal de Educação realiza Jornada Pedagógica 2022

A Prefeitura Municipal de Rondon do Pará em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou uma Jornada Pedagógica com o seguinte tema “Rediscutindo o currículo e os processos de aprendizagem”.

Sua programação, que se reutilizou da referência e inovação no uso das tecnologias do ano passado, recorreu a mesma plataforma de streaming para dar a abertura do 1º ao 3º dia, sendo assim, toda a essa programação foi transmitida via Youtube.

A Jornada Pedagógica acontece anulmente antes do início às aulas, com gestores e professores formando-os e adequando-os de forma a rediscutir e/ou retomar o Plano Municipal de Educação (PME), entre outros, agrega o devido valor sobre a qualidade do ensino aos educandos de 2022. Nesse sentido, à vista das incertezas do atual momento, as palestras visaram refletir suas práticas pedagógicas num aspecto macro – em que se levasse em consideração para além da saúde física e psicológica à reflexão sobre a importância da diversidade dos saberes na rede pública. Todavia, todo esse planejamento inovador, é pertinente na fala do Secretario Municipal de Educação – João Evangelista. “Montamos na Secretaria de Educação, um núcleo que é especificamente na área de planejamento, projeto e formação (…) e desde o ano passado, que ele vem funcionando e sendo coordenado pela Drª. Adriana Moura. Esperamos que consigamos manter sempre nossas jornadas e outras formações também continuadas (..), desenvolvendo os nossos profissionais – até porque, nós temos um corpo de educadores com formação, com qualificação; capazes de fazer esses debates inerentes à Educação.”

A abertura do evento

Realizada via Youtube SEMED Rondon do Pará, foi transmitida há 6 dias e até o momento desta matéria, contabiliza 668 views – um indicador de que os gestores estiveram ativos.

As palestrantes abordaram as respectivas temáticas:

Enfermeira Larissa dos Anjos, com a fala sobre o “Retorno às aulas: quais cuidados devo tomar?”, partiu das medidas preventivas, contextualizando a pandemia viral, a importância da vacina, o uso correto da máscara, dúvidas, etc. Já a Enfermeira Lara Rama, com “O impacto da Pandemia na saúde mental dos professores e os desafios com o retorno às aulas presenciais”, introduziu o assunto a partir da definição de saúde, como modelo o Biopsicossocial – em que saúde é definida como bem-estar físico, mental e social. Pertinente da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por fim, a Profª. Drª Joana Carmem Nascimento, que iniciou com a fala de Paulo Freire, contextualizando-o na reflexão sobre as Pedagogias Multiculturais – como inerente a existência do homem (saberes), do que ele faz, etc. Estabelecendo que tais pedagogias não tem espaço num modelo de educação, de saber e forma de aprendizagem já estabelecida.

Por Vanessa Lopes

ASCOM SEMED